CUIDADOS A TER COM A VOZ

21-12-2024

RECEITAS e CONSELHOS

01 – MUCOSIDADE NAS CORDAS VOCAIS

Evitar leite e lacticínios. Principalmente queijo amarelo e duro. Leite e produtos              similares fazem o corpo produzir mais muco. Em algumas pessoas, o teor de gordura do líquido deixa o muco mais espesso.

Evitar chocolate.

Evitar banana.

Tome chá de limão com mel. Duas colheres de chá de sumo de limão numa chávena com água morna.  A acidez da fruta dissolve o muco. Junte uma colher de sopa de mel para aliviar a dor de garganta.

Alimentos picantes, como gengibre e pimenta, descongestionam e dissolvem o muco.

Gargareje com água e sal. Uma colher de chá de sal numa chávena com água morna. 

Coma torradas. A torrada "raspa" na garganta, soltando o muco preso no local.

Beba bastante água. A alta produção de muco pode indicar que o corpo está a evitar o início de alguma doença — ou seja, seu sistema imunológico está a trabalhar até à exaustão. Para evitar problemas, tome uma quantidade suficiente de água.

Beba uma colher de chá de vinagre de sidra. Embora não tenha um gosto muito                  agradável, o produto funciona. Engula-o o mais rápido possível e espere entre cinco e dez segundos. Se ainda sentir o sabor na boca, beba um pouco de água.

Pare de fumar.  Pelo menos, evite o cigarro enquanto estiver com excesso de muco na garganta. Este hábito seca as cordas vocais e força o organismo a produzir mais muco para tentar repor a humidade perdida. Muitos estudos levados a cabo em diversos países mostraram que existe uma correlação entre o fumo e a produção de muco. Se é fumador, use adesivos de nicotina enquanto o problema se mantém.

Exposição a compostos químicos nocivos (não importa qual seja seu estado de agregação).    Vapores  de tintas, produtos de limpeza e afins podem prejudicar a função respiratória.

02 – HIDRATAR - AUMENTAR LÍQUIDOS ORGÂNICOS PARA MANTER HÚMIDOS OS TECIDOS DO APARELHO FONADOR

Peras Rocha.

Maçãs.

Beber muita água.

03 – CAUSAS DE PIGARRO

Tabaco

Gripes e resfriados

Rinites e sinusites

Refluxo gastroesofágico. (Atenção – desvios digestivos podem provocar tosse seca)

INDICAÇÕES:

Beber muita água.

Evitar falar muito para relaxar as cordas vocais.

Para limpeza – Assoar o nariz e comer muitas maçãs.

Lavar bem a boca e desinfectar a garganta, ao acordar e ao deitar, com água morna, tendo dissolvido uma colher de chá de sal.

04 – CAUSAS DA ROUQUIDÃO

Respiração invertida (que não é feita com a ajuda do diafragma) que contrai a zona superior do peito, ombros e garganta.

Exercícios malfeitos e técnicas mal executadas.

Movimentos respiratórios muito violentos (podem provocar enfisema)

Ataque por fatores externos – Vento e/ou Frio.

Ar Condicionado.

Tabaco

Bebidas geladas e/ou gaseificadas.

INDICAÇÕES:

Falar o menos possível quando há um quadro de rouquidão.

Lavar bem a boca e desinfetar a garganta, ao acordar e ao deitar, com água morna, tendo dissolvido uma colher de chá de sal.

Treino diafragmático, lateral intercostal e treino do músculo reto abdominal ajudarão a suster a respiração para conseguir uma melhor performance respiratória em quadros de rouquidão ou pré-afonia.

Não reprimir os espirros – a repressão do espirro pode provocar um pneumotórax. 

Chá de Perpétuas Roxas.

Chá de Eucalipto e mel.

Chá de Cascas de cebola. (Não exagerar. É um ótimo anti-inflamatório mas em excesso pode causar refluxo.)

Chá de Limão.

Limão – gargarejos e sumos.

Infusão de Oregãos e Limão – Deixar ferver uma colher de oregãos em ¾ de água e juntar o sumo de um limão. Beber de vez em quando. Nota - Os oregãos fazem subir a tensão arterial.

Tintura de Cipreste – Encher um pequeno frasco com aguardente e adicionar dois pequenos ramos de cipreste. Tapar o frasco e deixar a aguardente absorver as propriedades do cipreste durante 1 mês. Quando necessário, tomar uma colher de chá 3 vezes ao dia. Este preparado dura muito tempo, pode guardar-se durante anos.

Mel e Gengibre – Colocar 3 rodelas de gengibre num pequeno frasco. Cobrir as rodelas com mel até ao topo do frasco. O preparado fica a fermentar durante cerca de uma semana e depois pode ser tomado 3 vezes ao dia ou até mais. Ótimo para abrir a voz.

Para evitar a rouquidão, não insistir sobre notas ou tons muito agudos ou muito graves. Ir só até aos tons onde é possível, dentro do seu range vocal. 

05 – INDICAÇÕES GERAIS PARA MANTER O BOM FUNCIONAMENTO DAS CORDAS VOCAIS.

Comer muitas maçãs.

Cuidado com o excesso de tempero nos alimentos. A irritação neste caso advém do refluxo com origem no estômago.

Chá de Camomila – Digestivo e acalma a energia do estômago em quadros de refluxo.

Chá de Perpétuas Roxas – Voz, rouquidão e dores de garganta. 

06 – ATAQUES POR VENTO

Chá de Gengibre e Canela – Ferver num litro de água, duas rodelas de gengibre e um pau de canela. Observar a fervura durante 1 minuto. Apagar o lume e deixar repousar 3 minutos. Retirar do líquido, o gengibre e a canela e beber quente ao deitar. Nota - Não usar esta receita em casos de tensão arterial elevada, pois os ingredientes deste chá fazem subir a tensão. Será notada sudação noturna. 

07 – CONSTIPAÇÕES

Xarope de Cenoura – Lavar umas quantas cenouras. Cortar as cenouras às rodelas para dentro de uma taça. Cobrir com bastante açúcar mascavado. Deixar repousar durante a noite. De manhã teremos um xarope criado pela mistura do líquido que se obteve através da cenoura e do açúcar mascavado.

Chá de Cascas de Cebola. (Ver notas acima) 

08 – LARINGITE

Própolis (De preferência o extrato)

Chá de Salva.

Chá de Flor de Sabugueiro.

Chá de Violeta. 

09 – GARGANTA INFLAMADA COM PUS e AMIGDALITE

Infusão de Romã – Partir a romã em 4 partes e ferver em ¾ de água com uma pitada de sal. Deixar repousar durante 10 minutos e depois tomar. O alívio é imediato.

Malva – Infusão com folhas de Malva, deixar esfriar e gargarejar 2 ou 3 vezes ao dia.

Vinagre – Aquecer um copo medio de água com 3 colheres de sopa de vinagre e 2 colheres de chá de sal. Gargarejar umas 3 vezes ao dia

Chá de Dente de Leão - Meio litro de água e meia colher de sopa de raízes secas de dente de leão, 1 colher de sopa de mel. Ferver a água com as raízes de dente de leão. Quando estiver morna juntar o mel e beber.

Xarope de Flor de Laranjeira – Um limão cortado em 4 partes, 3 dentes de alho, 1 caneca de mel, 3 colheres de sopa de flor de laranjeira. Mistura-se tudo e repousa 12h dentro de um pano limpo e apertado. Após as 12h espremer o pano energicamente. O preparado obtido pode tomar-se – 1 colher de manhã e outra à noite.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora